Cavalo vítima de maus-tratos é resgatado em Campinas-SP
Um cavalo, que estava ferido por ter sido submetido a excessivo esforço físico, foi resgatado pela GM (Guarda Municipal) de Campinas anteontem, na Vila Réggio, divulgou ontem a prefeitura.
O animal, que possuía um grande ferimento nas costas, foi visto pelos GMs do GAE (Grupo de Apoio Especial), que realizavam patrulhamento na região, amarrado a uma árvore ao lado do dono e de uma carroça, relatou a administração.
Ao perceberem a gravidade do caso, os GMs solicitaram apoio do Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal, que ao receber as fotos do ferimento enviadas pelos guardas foi imediatamente ao local para recolher o cavalo. Exames realizados posteriormente constataram que a lesão se deu em razão ao uso excessivo de carga e de arreio.
O proprietário, J.A.S., 64, que teve apenas as iniciais divulgadas, foi encaminhado ao 8° DP (Distrito Policial), onde prestou depoimento e assinou um TCE (Termo Circunstancial de Ocorrência). Ele foi liberado e responderá pelo ato de praticar abuso contra animais.