6 cavalos desnutridos e abandonados por uma treinadora premiada finalmente são resgatados
Por Kate Good / Tradução de Luciane Sarti - Olhar Animal
Fonte: One Green Planet
Os cavalos são conhecidos por sua grandiosidade e força, mas também são tratados como bens e simples mercadorias. Apesar do fato desses animais serem incrivelmente inteligentes e terem emoções como os humanos, eles frequentemente são explorados. Sejam eles usados para puxar cargas pesadas, entreter turistas ou competir entre si em pistas de corrida, os cavalos enfrentam algumas das piores formas de abuso.
Vistos como nada além do que valor que possuem por seus proprietários, os cavalos normalmente são abandonados e descartados quando ficam velhos ou fracos para desempenhar suas “funções”. A Unwanted Horse Coalition (Aliança pelos Cavalos Abandonados) estima que há em torno de 170.000 cavalos abandonados nos EUA. Entre esses animais, há os que pertencem a pessoas que não podem mais cuidá-los por questões financeiras, os machucados ou mancos e os que perderam a capacidade de “realizar as funções que seus proprietários desejam, seja para corrida, lazer ou outro propósito”.
Em vez de proporcionar o cuidado adequado para esses cavalos, os donos simplesmente abandonam os animais, ou fazem pior, e os enviam para o abate. Entre 90.000 a 140.000 cavalos são enviados para o abate todos os anos e o abandono certamente parece ser a opção “mais piedosa”. No entanto, uma história recente da Thoroughbred Retirement Foundation (TRF, Fundação para a Aposentadoria de Puros-Sangues) ilustra as verdadeiras consequências desta ação.
Seis cavalos desnutridos foram recentemente resgatados pela TRF após uma série de investigações revelarem as terríveis condições em que eles viviam sob os cuidados da premiada treinadora e vencedora da Breeder’s Cup (Copa dos Criadores), Maria Borell. Maria Borell treinava os cavalos para competições de velocidade, mas ficou impossibilitada de cuidar dos animais. De acordo com os relatórios, Maria estava cheia de dívidas e permanecia com os animais, apesar dos esforços da TRF em oferecer ajuda.
Os cavalos foram privados de comida e água e as péssimas condições em que viviam atraíram a atenção das redes sociais, o que levou a uma investigação pelas autoridades do Condado de Mercer, estado de Kentucky.